Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional na 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional na 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 19h19 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 12h35

O Arquivo Nacional participará da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, realizada pela ABEU - Associação Brasileira de Editoras Universitárias entre os dias 1 a 10 de julho no site www.feirabeu.com.br.

Durante a Feira Virtual das Editoras Universitárias os leitores poderão ver as editoras participantes pelo menu principal e ter acesso ao seu catálogo, assim como consultar valores e demais informações sobre as obras. A participação do Arquivo Nacional na feira será através da disponibilização de algumas suas publicações para download gratuito: revistas Acervo, publicações técnicas, catálogos com imagens do acervo do Arquivo Nacional e de exposições recentes, entre outros.

Ainda dentro das atividades da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, no dia 6 de julho, o Arquivo Nacional promoverá uma live de lançamento das obras vencedoras do Prêmio Maria Odila 2017, com os autores Cássio Murilo Alves Costa Filho e Karina Xavier Holstein . A mediação será realizada por Thays Lacerda, coordenadora de Consultas ao Acervo do Arquivo Nacional. A live será transmitida às 15h30, na página do Arquivo Nacional no Facebook.

Sobre o Prêmio Maria Odila

“Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da área de Arquivologia no país, o Arquivo Nacional lançou em 2017 o Prêmio Nacional de Arquivologia/Maria Odila Fonseca.

Tal iniciativa retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados ao Arquivo Nacional e homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da UFF e servidora do Arquivo Nacional. O Prêmio se divide em três categorias: a) Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação; b) Melhor Dissertação de Mestrado e c) Melhor Tese de Doutorado.”

Vencedores 2017:

Cássio Murilo Alves Costa Filho

Obra: “Records continuum: limitações do ciclo vital dos documentos na era pós-custodial e as contribuições da arquivologia australiana.”

Currículo: Cássio Murilo Alves Costa Filho é graduado em arquivologia, mestre e doutorando em ciência da informação pela Universidade de Brasília. Em 2017, além do Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca, categoria dissertação, venceu o Prêmio Melhor Dissertação promovido pelo Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Atualmente, é Analista de Administração Pública no Tribunal de Contas do Distrito Federal e se dedica a estudos e pesquisas sobre documentos digitais, teoria e epistemologia arquivísticas, pós-custodialismo, políticas, normas e sistemas informatizados de gestão de documentos

Karina Xavier Holstein

Obra: “Uma análise dos concursos públicos para arquivista no Brasil.”

Currículo: Karina Xavier Holstein é graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi amplamente reconhecida por seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado  “Uma análise dos concursos públicos para arquivista no Brasil”, com o qual foi vencedora do Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2017, do Arquivo Nacional, e alcançou o Primeiro Lugar da Região Sul - Arquivologia no Concurso TCC ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) 2017, além de ter elaborado artigo vencedor da categoria "Melhor artigo proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Arquivologia” na V REPARQ (Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia). Desenvolveu atividades junto à Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/RS, onde integra a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página