Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento da 4ª SNA e lançamento de "Imagens do Arquivo Nacional" em versão digital - baixe aqui
Início do conteúdo da página

Encerramento da 4ª SNA e lançamento de "Imagens do Arquivo Nacional" em versão digital - baixe aqui

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 17h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 21h50

O Arquivo Nacional agradece às instituições e aos participantes da 4ª Semana Nacional de Arquivos - SNA.
A mobilização nacional para realização da SNA ocorreu em tempo inferior aos anos anteriores, em cenário de medidas de isolamento social, e mesmo assim foi possível contar com a participação de 176 instituições, que promoveram 400 eventos, em 21 estados da Federação.
Desde a segunda-feira, 8 de junho, milhares de pessoas participaram de seminários, palestras, oficinas, lives e exposições virtuais, confirmando que, em sua quarta temporada, a SNA cumpriu o seu objetivo de contribuir com considerações e reflexões sobre o fazer arquivístico, aproximar as instituições arquivísticas da sociedade e divulgar os valiosos acervos e trabalhos nelas desenvolvidos, além de reforçar o conhecimento e valor do patrimônio arquivístico nacional.
O evento contribui para que os arquivos alcancem públicos maiores e mais diversos daqueles que historicamente conhecem essas instituições. O Arquivo Nacional considera que a SNA e iniciativas similares visam empoderar a sociedade e reforçar o compromisso dos arquivos públicos com o acesso à informação.
Na próxima edição, o Arquivo Nacional pretende ampliar os seus esforços para a integração da sua programação aos eventos internacionais promovidos pela Associação Latino-americana de Arquivos (ALA) e o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), movimento iniciado em 2020 com a inclusão do Seminário "A função social dos arquivos, promovido pela ALA, na programação da SNA. Para implementar essas e outras melhorias, a coordenação do evento enviará nos próximos dias um formulário de avaliação às 176 instituições parceiras. A experiência de realização virtual da 4ª SNA foi exitosa, mas esperamos poder realizar eventos presenciais e virtuais na próxima edição.
Aproveitamos a oportunidade para ressaltar que, em tempos de crise de saúde pública, arquivar informações não é apenas importante para registrar a história, mas também para aprender lições para prevenção e gerenciamento de futuras crises. Os arquivos públicos são fundamentais para esses registros e são necessários esforços coordenados para garantir o arquivamento oportuno, abrangente e preciso dos materiais relacionados.
Entre todos os eventos de alta qualidade que integraram a 4ª SNA, destacamos a apresentação da professora Heredia Herrera sobre a importância do recolhimento dos documentos sobre o gerenciamento de pandemia para o registro da história.
Como não poderia deixar de ser, o Arquivo Nacional, a exemplo do ICA e da ALA, organismos dos quais ele é membro nato, referenda a Declaração da Unesco, já publicada no nosso site, que recomenda "Transformar a ameaça do COVID-19 em uma oportunidade para maior apoio ao patrimônio documental".
Os eventos da Semana Nacional de Arquivos de 2020 continuam até o domingo, 14 de junho, e a programação completa pode ser acessada aqui.
Em comemoração a 4ª SNA, o Arquivo Nacional disponibiliza a versão digital da publicação "Imagens do Arquivo Nacional. A edição física – uma caixa com impressões em tamanho ampliado de uma seleção de documentos de diferentes tipologias e períodos históricos – apresenta ao público uma amostra da diversidade de documentos sob a guarda da instituição, que revelam um pouco da trajetória de imperadores, presidentes, artistas, imigrantes, movimentos sociais, além de registros jornalísticos e culturais.
Agora, com a versão digital, torna-se possível apreciar, baixar, imprimir e desfrutar a qualidade estética das imagens, e conhecer uma pequena amostra da pluralidade do acervo do Arquivo Nacional.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página