Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN celebra o Dia Internacional dos Arquivos
Início do conteúdo da página

AN celebra o Dia Internacional dos Arquivos

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 12h41 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 20h32

Você sabia que em 9 de junho é comemorado o Dia Internacional dos Arquivos?

Foi nesta data que, em 1948, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos - ICA. Para homenagear esse dia, foi instituído em 2008, durante Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, realizada em Québec - Canadá, o Dia Internacional dos Arquivos.
Todos os anos o ICA realiza uma mobilização de arquivos em âmbito internacional para celebrar a ocasião. Tal iniciativa é conhecida como Semana Internacional de Arquivos e o tema deste ano é “Empoderando a sociedade do conhecimento”.
Em consonância com o ICA, o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa promovem a Semana Nacional de Arquivos no Brasil, que em 2020 está em sua quarta edição e acontece entre os dias 8 e 14 de junho, de maneira on-line em razão da pandemia da Covid-19.
A 4ª SNA acontece em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A programação completa está disponível no site semanadearquivos.an.gov.br e demais canais institucionais.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página