Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A 4ª Semana Nacional de Arquivos está chegando
Início do conteúdo da página

A 4ª Semana Nacional de Arquivos está chegando

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 18h56 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h11

A 4ª Semana Nacional de Arquivos - SNA, com tema "Empoderando a sociedade do conhecimento", será realizada entre os dias 8 a 14 de junho de 2020. Em atendimento às orientações das autoridades de saúde para adoção de medidas de prevenção do Coronavírus (Covid-19), a programação desse ano da Semana Nacional de Arquivos será apenas virtual.

Para quem não conseguiu inscrever sua instituição na 4ª SNA  será aberto um período extra de inscrições, nos dias 1 e 2 de junho, com a disponibilização no site da SNA do formulário no qual deverão ser colocadas as informações sobre a instituição (nome, endereço, telefone, e-mail, site); o responsável pela inscrição (nome e e-mail) e os eventos virtuais que serão realizados (tipo de evento, breve descrição, dia e horário).

Pode ser inscrito mais de um evento e a programação fica a critério da entidade. Exemplos: exposição virtual, palestra, conferência, live, bate-papo, divulgação de artigo ou texto sobre o tema da 4ª Semana Nacional de Arquivos (Empoderando a sociedade do conhecimento), exibição de vídeos e outros documentos do acervo.

Confira aqui a Programação Parcial da 4ª SNA.

Sobre a Semana Nacional de Arquivos:

O que é?

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Onde acontece?

Ela acontece em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A programação completa estará disponível em junho no site http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/ e demais canais institucionais.

Quando ocorre?

Em 2020, sua 4ª edição da Semana Nacional de Arquivos será de 8 a 14 de junho.

Por que essa data?

A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2020, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

O que é o Dia Internacional dos Arquivos?

É uma data em homenagem aos arquivos, fazendo parte de um calendário internacional. A cada ano, o ICA lança um tema diferente para inspirar os eventos. O deste ano é “Empoderando a sociedade do conhecimento”.

Semana Internacional de Arquivos/ #IAW2020 – O ICA realiza, de 8 a 14 de junho, a mobilização de arquivos em âmbito internacional. Saiba mais: https://www.ica.org/en/international-archives-week-8-14-june-2020.

Que tipos de eventos são realizados?

Nessa edição a programação será apenas virtual, nas plataformas das instituições participantes. Os eventos ficam a critério de cada entidade. Exemplos: exposição virtual, palestra, conferência, live, bate-papo, divulgação de artigo ou texto sobre o tema da 4ª Semana Nacional de Arquivos (Empoderando a sociedade do conhecimento), exibição de vídeos e outros documentos do acervo.

Quem pode participar?

Podem participar arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Para isso, é necessário inscrever a instituição e seus eventos virtuais.

Quem organiza a Semana?

Os responsáveis pela ação são o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa.

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa oferecem algum apoio para as instituições participantes?

Além de realizarem seus próprios eventos durante a Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa realizam a mobilização das instituições para se engajarem na iniciativa e auxiliam na divulgação da ação, como elaboração de material gráfico de promoção e disponibilização da programação nacional completa.

Qual a importância da Semana Nacional de Arquivos?

São inúmeros os benefícios para a sociedade e para os arquivos. Ela aproxima os arquivos da sociedade, atuando como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos. Ademais, a Semana enfatiza a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumenta sua visibilidade, divulga os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços, entre outros. E o mais importante: quando nos unimos em prol de uma meta em comum, mais robusta se torna nossa voz e mais longe podemos ir!

Cronograma:

Período extra de inscrição de instituições: 01 e 02 de junho de 2020

Realização da 4ª Semana Nacional de Arquivos: 8 a 14 de junho de 2020

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página