Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Início do conteúdo da página

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 05 de Mai de 2020, 19h34 | Última atualização em Terça, 05 de Mai de 2020, 19h53

Hoje, 5 de maio, celebramos o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. A data foi instituída em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, composta por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, na XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada em Cabo Verde.

De acordo com o documento elaborado no encontro, a língua Portuguesa é “um vínculo histórico e um patrimônio comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”. O número estimado de falantes nativos de língua portuguesa no mundo, atualmente, é de cerca de 250 milhões, sendo a maioria brasileiros.

Para celebrar a data, o Arquivo Nacional disponibiliza para seus leitores o vídeo de uma reportagem produzida pela Agência Nacional apresentando o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, incluindo o depoimento do autor, Aurélio Buarque de Holanda. Assista  ao vídeo na página do Arquivo Nacional no Facebook.

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página