Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Leia on-line a Revista Acervo: as várias faces do feminismo
Início do conteúdo da página

Leia on-line a Revista Acervo: as várias faces do feminismo

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 19h56 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 19h57

A revista Acervo, periódico quadrimestral do Arquivo Nacional, publicou sua nova edição, o dossiê “As várias faces dos feminismos: memória, história, acervos”. O dossiê é editado pelas pesquisadoras Magali Gouveia Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Natália de Santanna Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora ATER na Université Lyon 3, França, e Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da UFF.

Presentes em tempos e espaços diversos, empunhando variadas bandeiras de luta, enfrentando violentas críticas e embates, perpassados por tensões teóricas e políticas fragmentadoras, os feminismos estão presentes em todos os continentes e cumprem um papel fundamental na sociedade contemporânea. Mas, para melhor compreendê-los em sua historicidade e complexidade, torna-se cada vez mais importante refletir sobre a preservação de seus documentos, de sua memória.

A edição traz entrevistas com as historiadoras Margareth Rago e Ana Rita Fonteles Duarte, a resenha da obra “Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade”, de Heloisa Buarque de Hollanda, além de dez artigos que abordam a diversidade dos feminismos, no Brasil e no mundo.

A edição está disponível para download no site da revista Acervo: revistaacervo.an.gov.br

Fonte: Revista Acervo.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página