Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional adere ao programa TransformaGov
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional adere ao programa TransformaGov

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 03h02 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 03h40

O Arquivo Nacional assinou nesta quinta-feira, 16 de abril, sua adesão ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado - TransformaGov, do Ministério da Economia.
O programa propõe medidas de eficiência a partir de cinco pilares: governança e gestão estratégica; serviços aos cidadão e ao Governo Federal; gestão de pessoal; processos internos e estruturas organizacionais. Essas medidas foram consolidadas no Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional do Arquivo Nacional, com validade até 2022, elaborado em conformidade com o Planejamento Estratégico da instituição .

 “O Plano de Gestão Estratégica do Arquivo Nacional possui 33 iniciativas para fortalecer e tornar mais eficiente tanto a gestão pública do órgão quanto a sua atuação como órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal (Siga)”, explica o secretário, Cristiano Heckert, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, responsável pela coordenação do TransformaGov.

Para a melhoria dos serviços prestados ao Governo Federal, no âmbito da gestão de documentos, dentre todas as medidas, estão previstas para 2020 a instituição da Política e do Programa de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal e a elaboração de um modelo de Termo de Referência para contratação de serviços de apoio à gestão documental  de acordo com as normas arquivísticas . O objetivo é dar instrumentos para que os pelos órgãos e entidades da APF façam a correta classificação, o descarte e a digitalização de documentos, preservando o patrimônio arquivístico e, ao mesmo tempo, reduzindo significativamente os custos de armazenagem de arquivos– CVI.

Nesse sentido, Neide De Sordi, diretora-geral do Arquivo Nacional, destaca entre as iniciativas o aprimoramento do sistema de governança do SIGA, que irá possibilitar ao Arquivo Nacional padronizar e integrar as ações para a melhoria das práticas de gestão de documentos e arquivos dos órgãos e entidades da APF.

Para a melhoria dos Serviços ao Cidadão, está previsto o desenvolvimento de um novo Sistema de informações do Arquivo Nacional – SIAN, com o aperfeiçoamento da interface com o usuário. Além de ampliar o acesso ao acervo documental do Arquivo e promover a transparência pública, o projeto permitirá o aprimoramento da avaliação pelo cidadão de todos os serviços prestados pelo AN.

No plano da gestão interna, o Arquivo Nacional deve aderir a diversas iniciativas do Ministério da Economia que visam integrar toda a administração pública federal, tais como o almoxarifado virtual e o protocolo digital, reduzindo custos e desburocratizando processos.

Além do Arquivo Nacional, outros seis órgãos já fazem parte do TransformaGov. São eles: Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Cidadania (MCidadania), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCtic), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Leia a íntegra do Plano de Gestão Estratégica do Arquivo Nacional aqui.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página