Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fundo Humberto Moraes Franceschi - um dos mais importantes acervos fonográficos brasileiros
Início do conteúdo da página

Fundo Humberto Moraes Franceschi - um dos mais importantes acervos fonográficos brasileiros

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h36 | Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h59
O fundo Humberto Moraes Franceschi (BR RJANRIO W3) foi formado a partir das doações feitas ao Arquivo Nacional pelo pesquisador de música, colecionador e fotógrafo carioca Humberto Moraes Franceschi (1930 – 22 de junho de 2014). Coleção iniciada a partir dos discos herdados do avô paterno, é considerada um dos mais importantes acervos fonográficos brasileiros.
O doador manteve com o irmão José, na década de 1950, um estúdio fotográfico e trabalhou como fotógrafo para a Revista da Semana, Diário Carioca e Jornal do Brasil. Em 1984, publicou o livro "Registro sonoro por meios mecânicos no Brasil"; em 2002, o livro "A Casa Edson e seu Tempo" e, em 2010, "Samba de sambar do Estácio - 1928 a 1931".
Os documentos sonoros incorporados ao acervo do Arquivo Nacional apresentam um painel abrangente da formação da música brasileira na primeira metade do século XX, com gravações que remetem aos seus elementos formadores e aos primórdios desta criação. Os fonogramas foram produzidos entre a primeira década do século XX e o final dos anos 50 e início dos 60 no mesmo século, e incluem o trabalho algumas das primeiras gravadoras em solo nacional, contando-se, entre outras: RCA, Victor, RCA-Victor, Columbia, Parlophon, Odeon, Copacabana, Sinter, Continental, Decca, Son d'Or (Uruguai), Elite Special, Star, RGE, Phillips, Chantecler e Todamerica e cantores, compositores, maestros e produtores que deram forma e excelência à criação da música brasileira.
O acervo também conta com exemplares dos livros de autoria do doador.
Quem estiver interessado em conhecer o acervo, pode ter acesso aos títulos, autores, intérpretes e produtores acessando o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).
 
Fonte: Equipe de Processamento Técnico de Documentos Audiovisuais, Sonoros e Musicais. 
 
 
 
 
 
 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página