Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquise o acervo do Arquivo Nacional: das mídias sociais para o SIAN
Início do conteúdo da página

Pesquise o acervo do Arquivo Nacional: das mídias sociais para o SIAN

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 17h56 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 15h50

Gostou de alguma imagem publicada nas mídias sociais do Arquivo Nacional e quer ver outras similares? Você pode fazer isso sem sair de casa. Acesse o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) e siga o tutorial abaixo para ter acesso on-line a milhares de itens digitalizados do acervo do AN.

Em primeiro lugar, anote o código do documento disponível em uma de nossas mídias sociais. Vamos seguir o exemplo de uma fotografia que mostra a área da estação ferroviária Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, publicada no Instagram do Arquivo Nacional (https://www.instagram.com/p/B97gdFXgYNi/).

 

Veja que, ao final do texto que acompanha a foto, está indicado o código do documento:

BR_RJANRIO_EH_0_FOT_EVE_15762_003

 

Essa codificação completa é como o “registro de identidade” do documento no acervo do AN.  O código na íntegra só é aplicado a esse item do acervo. Ou seja, cada item recebe um código que pertence só a ele. A forma de elaboração dos códigos segue a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) e a Resolução nº 28 do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), de 17 de fevereiro de 2009, que instituiu o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (Codearq). Saiba mais aqui.

Agora que você já anotou o código, vamos realizar a pesquisa no SIAN, para encontrar a fotografia do nosso exemplo e outras similares.

Acesse o SIAN pelo endereço sian.an.gov.br. Se ainda não for cadastrado, realize cadastro na coluna à direita da tela para acessar o sistema.

Obs. Clique nas imagens para aumentar

 

Após realizar login, na primeira página do sistema, vá até o menu superior e coloque o apontador do mouse (a “setinha”) sobre “Fundos/Coleções” e clique em “Pesquisa Multinível”.

 

A forma com que os documentos do acervo do AN são apresentados no SIAN obedecem à Descrição Multinível, forma de descrição arquivística que, “levando em consideração a estrutura de organização de um acervo, permite a recuperação das informações, dos documentos que o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, estabelecendo relações verticais e horizontais entre eles” (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005, p. 67)

A estrutura em níveis pode ser vista abaixo:

 

Pois bem. Agora vejamos: “EH” no código do nosso exemplo indica que o documento faz parte do fundo “Agência Nacional”. Então, na página a seguir, no campo “Código de Referência”, digite “EH” e clique em “Pesquisar”.

 

Após isso, clique no link do fundo Agência Nacional. Serão exibidas as três séries do fundo. A sigla “FOT” no código indica a série Fotografias. Clique no link referente às fotografias.

 

Na página seguinte, serão exibidas as subséries da série Fotografia. A sigla “EVE” contida no código nos diz que o documento faz parte da subsérie Eventos. Clique no link Eventos e você verá a lista com todos os dossiês dessa subsérie.

 

 

Voltemos ao código do nosso exemplo (BR_RJANRIO_EH_0_FOT_EVE_15762_003). Perceba que após “EVE” há um número com cinco dígitos, 15762. Digite esse número no campo “Número de ordem inicial” e na lupa ao lado.

 

Será mostrado em primeiro lugar na tela o dossiê “Vistas aéreas da cidade do Rio de Janeiro, GB”. Veja que abaixo do título há um link com o nome “Ver Arquivo Digital”.

 

Clique nesse link e serão exibidos os 10 itens do dossiê. Clique em cada um deles e veja todas as fotos que tratam do mesmo assunto que a fotografia do nosso exemplo, que está publicada no Instagram.

 

Que tal fazer um teste? Procure no SIAN a planta da cidade de Salvador, publicada no Flickr do Arquivo Nacional, que está identificada pelo código BR_RJANRIO_OG_0_MAP_0119_001.

Siga os mesmos procedimentos indicados acima.

 

Conseguiu?

Agora, navegue pelas mídias sociais do Arquivo Nacional, procure fotos, mapas, documentos textuais, vídeos, áudios etc. e repita os passos desse tutorial.

Descubra toda a riqueza e pluralidade do acervo do Arquivo Nacional!

Boa pesquisa!

Em caso de dúvidas, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Veja também:

Pesquise o acervo do Arquivo Nacional: a pesquisa simples no SIAN

Mídias sociais oficiais do Arquivo Nacional

Instagram - @arquivonacionalbrasil

Facebook - @arquivonacionalbrasil

Twitter - @ArquivoBrasil

YouTube - Arquivo Nacional

Pinterest - Arquivo Nacional do Brasil

Flickr - Arquivo Nacional do Brasil

MixCloud - Arquivo Nacional Brasil


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página