Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Colorizações de imagens do acervo do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Colorizações de imagens do acervo do Arquivo Nacional

Escrito por Camila Souza | Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 15h06 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 17h22
Você sabia que o  Arquivo Nacional possui um acervo iconográfico com mais de um milhão de itens? São imagens que contam parte da história do Brasil e do mundo, em sua maioria em preto e branco, em virtude da época em que foram produzidas. Para dar ainda mais vida a esses registros alguns perfis no Instagram como o @colourizingthepast e o @viva.colorizations produziram colorizações de imagens do Arquivo Nacional. No primeiro nos deparamos com uma versão em cores da fotografia de Carolina de Jesus, escritora brasileira nascida em 14 de março de 1914, oferecendo autógrafos de seu livro "Quarto de Despejo", no qual relata o cotidiano e sentimentos experimentados por moradores de favela, em agosto de 1960. No segundo, podemos ver uma foto colorizada de pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz desenvolvendo vacina antitetânica, em 1968.
Para acessar o acervo de imagens do Arquivo Nacional que já estão digitalizadas, pesquise em nosso SIAN.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Referências das fotos:
 
Carolina de Jesus - Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã BR_RJANRIO_PH_0_FOT_26878_005.
Técnica da Fiocruz - Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_04782_030.
 
 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página