Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atendimento a distância do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Atendimento a distância do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 16h22 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 23h05

PARA FAZER UMA SOLICITAÇÃO DE PESQUISA, ACESSE O MÓDULO DE ATENDIMENTO - CONSULTA.AN.GOV.BR

PARA CONSULTAR NOSSA BASE, ACESSE O SIAN - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO ARQUIVO NACIONAL

Em consonância com as recomendações dos governos Federal, Estadual e Municipal para a contenção da pandemia da COVID-19, causada pelo coronavírus, o serviço de atendimento a distância oferecido pelo Arquivo Nacional através do Módulo de Atendimento a Distância estará restrito a fornecer informações aos usuários que abrirem solicitações de pesquisa a partir da consulta às bases de dados e aos instrumentos de pesquisa disponíveis, assim como fornecer documentos que foram previamente digitalizados e outras atividades relacionadas.

*      *     *

O Atendimento a Distância destina-se a facilitar o acesso à informação custodiada pelo Arquivo Nacional, e é direcionado, exclusivamente, às pessoas físicas de fora da cidade do Rio de Janeiro, às pessoas com restrições motoras, às solicitações objetivas de produtoras culturais, para fins jornalísticos e para órgãos públicos de qualquer localidade.

Para as pessoas físicas residentes no município do Rio de Janeiro capital e nos municípios limítrofes – Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis – o atendimento se dá unicamente na sede do Arquivo Nacional, Praça da Republica 173 – Centro.

Para utilizar o Módulo de Atendimento à Distância, basta criar um cadastro ou utilizar o do SIAN, e dar entrada na solicitação.

Solicitações cadastradas no Módulo de Atendimento a Distância e mensagens enviadas ao e-mail do setor fora do horário comercial –

08h as 17h – e finais de semana, serão diluídas no atendimento ao longo da semana subsequente, resguardando-se a ordem de chegada.

Em caso de pesquisas histórico-culturais, o levantamento prévio de notações e a referenciação dos documentos devem ser realizados pelos usuários,em consulta ao SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional.

O Atendimento a Distância não realiza pesquisas histórico-culturais extensas, apenas providencia reproduções, certidões e transcrições de documentos solicitados. É importante que o usuário esteja ciente de que não há possibilidade de resposta automática devido a uma série de procedimentos necessários para realização da pesquisa, como levantamento de dados nos instrumentos de pesquisas (tanto digitais como analógicos) e solicitação de documentos ao setor de guarda para higienização, verificação, reprodução e posterior envio.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página