Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > No mês do Dia Internacional da Mulher, o Arquivo Faz Escola homenageia Antonieta de Barros
Início do conteúdo da página

No mês do Dia Internacional da Mulher, o Arquivo Faz Escola homenageia Antonieta de Barros

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 18h03 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 18h03

Filha de uma escrava liberta, a professora e jornalista catarinense Antonieta de Barros foi a primeira parlamentar negra brasileira, eleita em 1934 para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em sua trajetória defendeu a emancipação feminina e a valorização da educação e da cultura negra. No Arquivo Nacional, podem ser encontrados documentos que registram a correspondência de Antonieta com membros da Federação Brasileira para o Progresso Feminino, cujo acervo se encontra sob a guarda da instituição.

O evento acontecerá no auditório da sede do Arquivo Nacional, e terá a exibição do filme "Antonieta", de Flávia Person, seguida de uma roda de conversa com especialistas e a plateia.

Serão duas sessões no dia 25 de março:

- 1ª sessão, às 10h, com participação de Claudielle Pavão, historiadora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e Edmeire Exaltação, cientista social da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

- 2ª sessão, às 14h, com participação com Sílvia Barros, professora de Português e Literatura do Colégio Pedro II, e  Edmeire Exaltação, cientista social da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

O público-alvo do Arquivo Faz Escola são alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental, e de todos os anos do ensino médio. Para agendar a participação de grupos escolares, entre em contato com: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Data: 25 de março de 2020 (quarta-feira)

Horários: 10h e 14h.

Local: Praça da República, 173 - Centro, Rio de Janeiro

Telefone: (21)2179-1256


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página