Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançado projeto para prospectar cenários do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - SIGA 2035
Início do conteúdo da página

Lançado projeto para prospectar cenários do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - SIGA 2035

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 18h44 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 12h28

 Arquivo Nacional inicia o Projeto Siga 2035 -Construção de Cenários Prospectivos em Gestão de Documentos e Arquivos para a Administração Pública Federal.


Palestras realizadas no auditório da Presidência da República, em Brasília, no dia 3 de março, e no auditório de Arquivo Nacional, no dia 4 de março, deram início ao Projeto SIGA 2035 – Construção de Cenários Prospectivos em Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal no âmbito das ações de fortalecimento do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos – SIGA. Os eventos marcaram o início de um processo conjunto de construção de estratégias de longo prazo para a área de gestão de documentos e arquivos da Administração Pública Federal.
No evento em Brasília a mesa foi presidida pela diretora-geral do Arquivo Nacional, Neide De Sordi, acompanhada do secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini, e do diretor de desenvolvimento Institucional do Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA, Manoel Rodrigues dos Santos Júnior. Já no Rio de Janeiro a mesa foi presidida pelo diretor-geral substituto, Leandro Esteves, acompanhado da coordenadora-geral de Gestão de Documentos, Larissa Costa.
Os palestrantes convidados foram Thiago Rondon, fundador e CEO AppCívico, codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), colunista da Revista Época Negócios, e Elaine Marcial, doutora em Ciência da Informação, especialista na construção de cenários prospectivos e coordenadora metodológica do Projeto SIGA 2035.
Neide De Sordi pontuou o empenho do Arquivo Nacional na busca de soluções e estratégias para atender às exigências da atualidade na implementação de políticas públicas relativas à gestão arquivística na administração pública. No mesmo sentido, a coordenadora-geral de Gestão de Documentos da instituição, Larissa Candida Costa, esclareceu a importância do envolvimento dos diversos atores nesse processo de construção, a fim de, conjuntamente, se alcançarem os melhores cenários futuros que viabilização as estratégias de curto, médio e longo prazo.
Diante das inovações tecnológicas e dos desafios atuais, o Projeto SIGA 2035 busca inovação e visão para os próximos 15 anos. A pergunta norteadora das discussões que se iniciam e estarão presentes em todas as oficinas com especialistas das diversas áreas é: O SIGA se tornará um sistema fortalecido e flexível para inovar e consolidar a gestão de documentos e arquivos como função estratégica do Estado até 2035?
O evento do Rio de Janeiro foi transmitido ao vivo por meio do Facebook do Arquivo Nacional, e os dois eventos serão disponibilizados posteriormente nas redes sociais do Arquivo Nacional no Youtube e no Facebook.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página