Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Expansão no monitoramento da infraestrutura de T.I. da sede
Início do conteúdo da página

Expansão no monitoramento da infraestrutura de T.I. da sede

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 17h10 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 17h41

Em janeiro, o Arquivo Nacional recebeu um novo equipamento para monitorar a infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição: um video wall, com quatro telões que exibem, simultaneamente, diferentes conteúdos controlados pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotin).

Com o dispositivo, é possível observar o funcionamento dos portais, da rede interna, do sistema de segurança e, até mesmo, da sala-cofre que abriga o storage destinado ao armazenamento dos arquivos digitais no térreo do bloco F da sede.

Segundo o chefe de infraestrutura da Cotin, Nail Mohamed Bekhit, o video wall trouxe a possibilidade de expandir o trabalho dos colaboradores no tratamento dos problemas relacionados à T.I., resolvendo um "gargalo" que havia. O tamanho e a disposição das telas permitem que cinco equipes diferentes executem o monitoramento ao mesmo tempo, o que antes era feito por um único profissional, que ficava encarregado de encaminhar as demandas para os setores responsáveis. Agora, enquanto um time visualiza, por meio de um mapa-múndi virtual, os fluxos de ataques hackers em diversos países, outro pode, por exemplo, acompanhar os acessos realizados nos vários sites que o AN mantém na Internet.

"Além disso", explica Nail Mohamed, "o painel pode ser deslocado para outros prédios, e podemos tornar a informação que ele fornece acessível à comunidade do AN".


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página