Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN participa de eventos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-Americanos em Sevilha
Início do conteúdo da página

AN participa de eventos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-Americanos em Sevilha

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 22h31 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 17h44

O Arquivo Nacional participará da programação do 11° Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica (Siati), a se realizar em 19 de fevereiro, e de outros eventos neste mês na Espanha.
No 11° Siati, a diretora-geral da instituição, Neide De Sordi, participará da “Mesa de experiencias, avances y desafios em la gestión de documentos electrónicos en Iberoamérica”. O seminário, que neste ano aborda a temática “Transformação digital: desafios e oportunidades”, acontecerá no Arquivo Geral das Índias, em Sevilha.

 
Entre 16 e 17 de fevereiro, a diretora-geral e o técnico Sérgio Miranda de Lima, assessor para programas de cooperação internacional do AN, acompanharão outros eventos na cidade, como o workshop metodológico “Valoración, selección y seguimiento de proyectos de Iberarchivos”, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-Americanos (Adai). No encontro, haverá a apresentação e avaliação dos projetos que recebem subvenção do Iberarchivos, constituído pelos países ibero-americanos (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai) e pelas Filipinas. Atualmente, o Brasil possui seis iniciativas em andamento que contam com recursos do programa.


Ainda como parte da agenda, Neide De Sordi estará na reunião do Conselho Intergovernamental do Iberarchivos, composto pelos diretores-gerais dos arquivos nacionais participantes. O conselho reúne-se anualmente, para definir a política e as linhas estratégicas, além de ser o responsável pela aprovação dos projetos, de acordo com o regulamento de funcionamento do programa.


Os representantes do Brasil também participarão de workshop de planejamento estratégico do Iberarchivos, em conjunto com a Assembleia da Associação Latino-americana de Arquivos (ALA).

 

(Imagem de capa - Wikimedia Commons)


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página