Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > História Luso-Brasileira: A arte de partejar na corte joanina
Início do conteúdo da página

História Luso-Brasileira: A arte de partejar na corte joanina

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 16h27 | Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 13h41

Já está disponível no site História Luso-Brasileira o tema  "A arte de partejar na corte joanina". Entre os diversos registros da coleção Fisicatura Mor (BR RJANRIO 20) encontra-se uma série de autos de exames e requerimentos para o exercício de parteira, referentes a mulheres de toda a América portuguesa e do reino. Elena Maria, esposa de Francisco Antonio, moradora da rua São Julião em Lisboa, Portugal; Maria da Cunha, crioula forra, moradora da Vila de Santo Antonio, Recife, Pernambuco;  Maria José Santa Anna, filha de Salvador Cardozo, moradora do Arraial do Tejuco da vila do Serro Frio são algumas delas. Os exames e examinadores, o perfil das candidatas, algumas denúncias de práticas indevidas e a descrição de procedimentos podem ser encontrados em cerca de 160 ementas e em manuscritos transcritos para a Sala de Aula, com verbetes explicativos de seus termos e expressões.

O comentário é da pesquisadora Giselle Machado Barbosa, doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Fundação Oswaldo Cruz.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página