Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comandante do CBMERJ visita o Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Comandante do CBMERJ visita o Arquivo Nacional

Publicado por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 21h02 | Última atualização em Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 21h21

A diretora-geral do Arquivo-Nacional, Neide De Sordi, recebeu nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a visita do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ, coronel Roberto Robadey Costa Júnior.
Na ocasião, que contou também com a presença do coordenador-geral de administração do Arquivo Nacional, Leandro Esteves, do chefe do Estado-Maior Geral e subcomandante-geral do CBMERJ, coronel Marcelo Gisler, e da major Michelle Dias. Os presentes conversaram sobre a licitação para contratação de empresa especializada para a execução do Projeto de Combate à Incêndio e Pânico no âmbito da sede do Arquivo Nacional.
O resultado da Concorrência nº 022019 foi publicado no Diário Oficial da União, em 10 de janeiro de 2020. Com valor de mais de sete milhões de reais, o contrato com a empresa Couto Combat Engenharia Contra Incêndio e Pânico visa adequar o Arquivo Nacional às exigências do CBMERJ para melhorar a segurança das instalações e depósitos da instituição no Rio de Janeiro.
Os recursos necessários para a contratação foram obtidos pelo Arquivo Nacional por meio da submissão do seu projeto de instalação do sistema de combate a incêndio e pânico ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos – FDD, fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao qual o Arquivo Nacional é subordinado, e administrado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos – CFDD.
Os representantes do Arquivo Nacional e do CBMERJ também aproveitaram o encontro para debater a parceria para criação de um circuito turístico entre instituições culturais e de memória e prédios históricos que estão na região do Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro. O objetivo da ação será aumentar o número de visitantes e fortalecer a imagem das instituições participantes junto à população.
Ao final da reunião, a coordenadora de consultas ao acervo do Arquivo Nacional, Thays Lacerda, apresentou aos presentes o documento original do Decreto de Criação do Corpo de Bombeiros, datado de 1856. O decreto, cujo código de referência é BR RJANRIO 22.0.0.4992, faz parte do acervo do fundo Decretos do Executivo - Período Imperial.

Leandro Esteves, Cel BM Marcelo Gisler, Cel BM Roberto Robadey, Neide De Sordi e Maj BM Michelle Dias

 

Thays Lacerda apresenta o Decreto de Criação do Corpo de Bombeiros

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página