Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo sobre estrangeiros do AN em matéria no jornal Zero Hora
Início do conteúdo da página

Acervo sobre estrangeiros do AN em matéria no jornal Zero Hora

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 17h02 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 16h48

A parceria entre o Arquivo Nacional - AN e a organização FamilySearch foi tema de matéria no jornal gaúcho Zero Hora. O acordo assinado em dezembro de 2019 pela diretora-geral do Arquivo Nacional, Neide De Sordi, e o gerente de relações institucionais da FamilySearch, Mario Silva, visa processar e digitalizar mais de 6 milhões de documentos de estrangeiros que entraram no país entre os séculos XIX e XX e que fazem parte do acervo do AN.

Com a parceria, as imagens digitalizadas serão disponibilizadas on-line, gratuitamente, possibilitando o acesso público sem que o pesquisador tenha que se deslocar para o Rio de Janeiro (RJ) ou Brasília (DF), onde estão as unidades do AN. Durante a cooperação, as cópias digitais serão publicadas gradativamente, em lotes, no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian). Com isso, também se espera um salto qualitativo no atendimento dos pedidos de consulta, que terão seus prazos significativamente encurtados.

O acordo prevê o tratamento e digitalização de documentos referentes à chegada e oficialização de estrangeiros no Brasil entre 1823 e 1980. São 3 milhões de registros de entrada de estrangeiros em portos de diversos estados e 122 mil processos de naturalização. Também foram incluídos na cooperação 1.200 livros de registro civil, que englobam o nascimento, casamento e óbito desses estrangeiros e de outros cidadãos.

Leia a matéria completa aqui.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página