Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN na Brasiliana Fotográfica: álbum Comissão de Inspeção de Fronteiras
Início do conteúdo da página

AN na Brasiliana Fotográfica: álbum Comissão de Inspeção de Fronteiras

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 12h09 | Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 12h17

Foi publicado na Brasiliana Fotográfica o álbum Comissão de Inspeção de Fronteiras, que integra o fundo Ministério do Exército. O volume é composto por 92 imagens reproduzidas em 80 pranchas em papel fotográfico que registram as atividades de Inspeção de Fronteiras no período de 1929-1930, sob o comando de Cândido Mariano da Silva Rondon. Assinam as fotografias Benjamin Rondon, engenheiro-topógrafo e filho de Rondon, e José Louro, fotógrafo e cinegrafista experiente, que, a serviço do Serviço de Proteção aos Índios, documentou contatos com os grupos indígenas da região do Amazonas, além de ter participado das campanhas da Inspeção de Fronteiras juntamente com o major Thomaz Reis.

Essa edição é acompanhada de artigo intitulado “Pelas fronteiras do Brasil”, de autoria de Maria Elizabeth Brêa Monteiro.

Comissão de Inspeção de Fronteiras. Cândido Rondon no marco de madeira dos Quatro Irmãos, 21 de junho de 1930. Fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

Arquivo Nacional. Fundo Ministério do Exército. BR_RJANRIO_OG_0_FOT_0001_107

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página