Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar pelo falecimento de Marilena Leite Paes
Início do conteúdo da página

Nota de pesar pelo falecimento de Marilena Leite Paes

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 16h05 | Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 16h05

O Arquivo Nacional e seus servidores manifestam pesar pelo falecimento de Marilena Leite Paes, uma das maiores profissionais da Arquivologia no Brasil. Servidora do Arquivo Nacional, Marilena coordenou, entre 1994 e 2011,  o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar), sendo responsável pela instalação do Conarq.

Arquivista, Bibliotecária e Técnica de Administração, Marilena organizou vários cursos de especialização no campo da Documentação e, em particular na Arquivologia, área em que desenvolveu suas atividades profissionais desde 1958.

Trabalhou na Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 1955 e 1993, onde foi Diretora do Arquivo Central, Vice-Diretora do Instituto de Documentação  e coautora  de seu Sistema de Arquivos.

Foi Presidente da Associação dos Arquivistas Brasileiros, no biênio 1977-1979, da qual foi sócia honorária, além de fundadora. Foi também sócia fundadora da Associação de Arquivistas de São Paulo, criada em outubro de 1998.

Foi agraciada com a Medalha e Diploma de Mérito, concedida pela FGV em 1975, e com a Medalha e Diploma de Mérito, concedida pelo Arquivo Nacional em 1993.

Publicou inúmeros trabalhos, artigos, manuais. Seu livro “Arquivo: teoria e prática”, que está na sua 3ª edição, é uma obra de referência da Arquivologia no Brasil.

Marilena deixa um imenso legado de dedicação à profissão e de contribuição para a formação de diferentes gerações de arquivistas no país.

Lamentamos a perda e expressamos nossa solidariedade à família e amigos.

Marilena Leite Paes durante reunião do Conarq, dezembro de 2009. Foto Adolfo Celso


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página