Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional 182 anos
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional 182 anos

Escrito por Luiz Salgado Neto | Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 13h54 | Última atualização em Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 14h00

Hoje o Arquivo Nacional completa 182 anos de fundação. Previsto na Constituição de 1824, o Arquivo Público do Império foi criado por meio do regimento de 2 de janeiro de 1838. Ao longo de sua história, graças à dedicação de todas e todos os servidores e colaboradores que trabalharam e trabalham no órgão, o Arquivo Nacional tornou-se uma das principais instituições arquivísticas do mundo. O AN tem sob sua guarda um acervo monumental e plural, composto de documentos textuais, fotografias, filmes, mapas, gravuras etc., que registram parte importante da história do Brasil.

Além de guardião da memória, o Arquivo Nacional também tem papel fundamental no presente e no futuro do país. Integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o AN é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (Siga) da administração pública federal.

O Arquivo Nacional é responsável por implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do país, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, assegurar os direitos dos cidadãos e cidadãs e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.

Parabéns a todas e todos os profissionais, pesquisadores e visitantes que construíram e constroem cotidianamente essa bela história!

 Conheça mais a história do Arquivo Nacional aqui.

Na imagem, montagem com gravura mostrando a fachada do prédio onde hoje funciona o Arquivo Nacional. A ilustração foi elaborada a partir de uma fotografia de Marc Ferrez e está contida no livro "Le Brésil" de Pierre-Emile Levasseur, publicado em Paris, 1899. Obra rara integrante do acervo bibliográfico do Arquivo Nacional, Biblioteca Maria Beatriz Nascimento. OR_1452.

  

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página