Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Espanha recebe exposição sobre conquista do Brasil Central com acervo do AN
Início do conteúdo da página

Espanha recebe exposição sobre conquista do Brasil Central com acervo do AN

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Terça, 24 de Dezembro de 2019, 12h00 | Última atualização em Terça, 24 de Dezembro de 2019, 12h06

A exposição “Marcha para o Oeste; a conquista do Brasil Central (1943-1967)” apresenta fotografias da Fundação Brasil Central, fundo mantido pela Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal.

A mostra, uma co-organização do AN com o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, conta os desdobramentos da primeira visita de um presidente brasileiro a uma área indígena. A ida de Getúlio Vargas a essa região do país, durante o Estado Novo (1937-1945), motivou uma campanha governamental que objetivava promover o povoamento e o desenvolvimento econômico no chamado “Brasil Central”. O esforço levou à delimitação de fronteiras do vasto território habitado, até então, por tribos indígenas majoritariamente, num processo iniciado por bandeirantes e jesuítas durante o Brasil Colônia, e que culminou nas expedições dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas no período retratado na exposição.

A seleção das imagens, textos e legendas expostos foi feita por Vivien Ishaq, servidora do AN em Brasília (DF) e curadora de “Marcha para o Oeste”, em cartaz até 15 de janeiro de 2020, na cidade de Salamanca (Espanha). Veja , abaixo, imagens da inauguração, realizada em 18 de dezembro:

 

 

 

 

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página