Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Glossário de História Luso-Brasileira do AN
Início do conteúdo da página

Glossário de História Luso-Brasileira do AN

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 14h06 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 19h16

Confira a letra C do Glossário de História Luso-Brasileira, no site "O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira".  São 228 verbetes disponíveis no site, que englobam termos como Cabedal, Cadeia do Aljube, Capitulações do senhor general francês, Cemitério de cadáveres de negros novos, Cerveja, China, Cirurgião-mor, Colônia do Sacramento, Colunas em que se pode firmar a felicidade de qualquer população, Compromisso e Cordiais, entre nomes, expressões, lugares, produtos, itens de vestuário, alimentos, instrumentos musicais e outras entradas.

O site "O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira" é dedicado à produção do conhecimento e a difusão do acervo compreendido entre o final do século XVI e as primeiras décadas do XIX, custodiado por esta Instituição. Em quase 70 seções apresenta textos analíticos, transcrições, resumos de documentos sobre diferentes temas tais como Casa Real, Escravidão na Marinha, Companhia de Jesus, Festas coloniais, Questão Cisplatina, Bibliotecas, Imprensa e censura, Limites e fronteiras, Órfãos e expostos, Indumentária colonial. Voltado à pesquisa acadêmica, às atividades em sala de aula e a todos os interessados, o site é parte de um amplo programa que propicia também exposições, livros, seminários, entre outros produtos.

O Glossário luso-brasileiro é um projeto que nasceu a partir da leitura de documentos dos séculos XVI às primeiras décadas do XIX, pesquisados no acervo do Arquivo Nacional. Das cartas régias, alvarás, da correspondência e legislação em geral, destacaram-se termos que geraram verbetes a partir da própria escrita, das expressões empregadas, de um léxico que em si mesmo é fato histórico.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página