Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN e FamilySearch assinam acordo para digitalizar acervos sobre estrangeiros no Brasil
Início do conteúdo da página

AN e FamilySearch assinam acordo para digitalizar acervos sobre estrangeiros no Brasil

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h54 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h47

Em 17 de dezembro, o Arquivo Nacional, representado por sua diretora-geral, Neide De Sordi, e a organização FamilySearch, por meio de seu gerente de relações institucionais, Mario Silva, assinaram um acordo de cooperação técnica que visa processar e digitalizar os documentos de imigrantes que fazem parte do acervo do órgão.

 Mario Silva,  Neide De Sordi, Fabio Lucas

A cerimônia, realizada na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes e parceiros da FamilySearch e com coordenadores do Arquivo Nacional e foi seguida de uma reunião para tratar de questões técnicas ligadas à parceria, que busca fornecer aos usuários da instituição um acesso mais ágil aos seus acervos sobre imigração.

Leonardo Correa, Mario Silva, Neide De Sordi, Fabio Lucas

Com o acordo, espera-se processar cerca de 6 milhões de documentos do acervo, que devem gerar aproximadamente 130 milhões de imagens. À medida que os documentos forem digitalizados, as imagens serão disponibilizadas on-line, gratuitamente, no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian). Isso possibilitará aos pesquisadores o acesso à documentação sem a necessidade de deslocamento ao Rio de Janeiro (RJ) ou Brasília (DF), onde estão as unidades do Arquivo Nacional. Com isso, também se espera um salto qualitativo no atendimento dos pedidos de consulta presencial, que terão seus prazos significativamente encurtados.

Para Neide De Sordi, "a digitalização de documentos permite a divulgação e o acesso amplo ao seu conteúdo, além de garantir e proteger a informação". Segundo ela, "contar com a parceria do FamilySearch é uma oportunidade de, mais rapidamente, garantir essa preservação".

 

 

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página