Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN leva tema da preservação do patrimônio audiovisual ao Conselho Superior de Cinema
Início do conteúdo da página

AN leva tema da preservação do patrimônio audiovisual ao Conselho Superior de Cinema

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 17h55 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 19h26

O Ministério da Justiça e Segurança Pública participou da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior do Cinema (CSC), ocorrida em Brasília (DF) no dia 10 de dezembro de 2019, sendo representado por Patricia Grassi Osorio, Coordenadora de Classificação Indicativa do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, Neide De Sordi, Diretora-geral do Arquivo Nacional, e Antonio Laurindo, Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional.

Na ocasião, Neide De Sordi falou e apresentou um vídeo sobre as demandas para melhor preservação e difusão das valiosas imagens em movimento que são custodiadas pela instituição. Foi uma importante oportunidade para inserir os temas da preservação e do acesso na pauta da cadeia da produção audiovisual brasileira.

Ao final da reunião, ficou estabelecido que o Arquivo Nacional enviará para o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual um projeto para a criação de um Laboratório de Digitalização e Restauração Digital na instituição, com o intuito de promover a preservação, o acesso e o fomento à produção audiovisual do país. Também foi sugerido ao CSC a constituição de um grupo de trabalho, com a participação do AN, da Secretaria Especial de Cultura e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cidadania, entre outras entidades públicas e da sociedade civil, para discutir a preservação e o acesso ao patrimônio audiovisual do Brasil.

O CSC, criado pela Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, é um órgão colegiado integrante da estrutura da Casa Civil da Presidência da República, que tem por competências a formulação da política nacional do cinema, a aprovação de diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria audiovisual, e o estímulo à presença do conteúdo brasileiro nos diversos segmentos de mercado. Ele é presidido pelo Ministro-Chefe da Casa Civil,  Onyx Lorenzoni, e composto por representantes de diversos setores da indústria audiovisual nacional e da sociedade civil, assim como pelos ministros da Justiça e Segurança Pública; das Relações Exteriores; da Educação; da Cidadania; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Foto: Ronaldo Caldas (portal da Secretaria Especial da Cultura).


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página