Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vencedores do Prêmio Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Vencedores do Prêmio Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 17h06 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 20h19

Hoje, 16 de dezembro, foram anunciadas as cinco monografias contempladas pelo Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019. A abertura dos envelopes com a identificação dos cinco primeiros trabalhos classificados foi realizada às 14h30 no miniauditório do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Os trabalhos dos três primeiros colocados serão publicados pelo Arquivo Nacional.

Seguem, abaixo, os cinco trabalhos classificados pela Comissão Especial de Licitação do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019, de acordo com o edital do Concurso n.º 1/2019.

1º - Moacir Rodrigo de Castro Maia.
2º - Alessandra Tavares de Souza Peçanha.
3º - Rafael Cupello Peixoto.
4º - Clemente Gentil Penna.
5º - Pedro Guimarães Marques.

O Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, criado em 1991, é um concurso bianual que seleciona monografias inéditas que analisem conjuntos documentais conservados pelo Arquivo Nacional. A avaliação é feita por uma comissão formada por professores convidados e especialistas da instituição que aprecia também a relevância e o desenvolvimento do tema, além de outros aspectos inerentes a um trabalho monográfico.

Nessa longa trajetória, foram lançados cerca de 40 livros contemplando uma variedade de temas com as mais diversas abordagens das fontes. Povos indígenas, escravidão, tráfico, quilombos, a prostituição, magia e rituais, religiões, comércio, contrabando, política, o Estado imperial, a ordem e o significado das ruas do Rio de Janeiro, bibliotecas, revoltas são alguns dos temas que formam essa extensa coleção.

Este ano o Arquivo Nacional recebeu 25 trabalhos, número que expressa a importância do concurso como referência no meio acadêmico e em veículos de divulgação científica.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página