Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional sedia encontro de gestão de arquivos de instituições de saúde
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional sedia encontro de gestão de arquivos de instituições de saúde

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 18h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 13h04

O I Encontro Técnico dos Arquivos Hospitalares do Poder Executivo Federal aconteceu ontem, dia 3 de dezembro, no Arquivo Nacional, e contou com a presença da diretora-geral Neide De Sordi. O evento teve como objetivos conhecer a natureza e o trabalho dos arquivos hospitalares e propor a elaboração conjunta de instrumentos de gestão de documentos das atividades relativas à área-fim que atendam a todo o segmento de saúde.

Temas como a importância dos instrumentos de gestão de documentos, assim como as funções e atividades das instituições hospitalares, foram apresentados por técnicos do AN e de instituições de saúde. Foi feita uma proposta de trabalho para a construção de código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades finalísticas das entidades hospitalares.

Também participaram do encontro representantes de outras instituições, como os ministérios da Defesa e da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Federal de Medicina. que abordaram a situação atual de arquivos hospitalares, militares e universitários.

A solenidade foi aberta por Neide De Sordi e por Larrisa Candida da Costa, coordenadora-geral de gestão de documentos do AN. Em seu discurso, Neide informou que a instituição está trabalhando, em várias frentes, em prol da modernização do processo de gestão de documentos, e que está elaborando, para a consulta pública, uma proposta de política de gestão de documentos e arquivos para a Administração Pública Federal. "Nessa proposta, vamos estabelecer condições para que os órgãos organizem os seus acervos arquivísticos". A diretora-geral também mencionou a publicação do Decreto n.º 10.148, de 2 de dezembro de 2019, que determina que a eliminação de documentos ocorrerá por meio de aprovação de tabelas de temporalidade e destinação do órgão ou entidade pelo Arquivo Nacional.

Veja os vídeos do evento na íntegra, na página do AN no YouTube.

 

 

fbfb4d5d 5543 45bf 87d3 37619fd84f1a 1

 

cb80ed7e 0389 405f a310 d44efb1d8680

 

64358e40 da74 4999 b3ad 8003a4a96b5b


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página