Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional e ACAN promovem Seminário de Fotografia de Arquivo
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional e ACAN promovem Seminário de Fotografia de Arquivo

Escrito por Diego Barbosa da Silva | Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 15h13 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 11h23

O Arquivo Nacional e a Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN) realizarão o I Seminário de fotografia de arquivo, em 26 de novembro de 2019, no Auditório do Arquivo Nacional, no âmbito dos 180 anos da apresentação pública do Daguerreótipo, na França em 1839.
Serão realizadas palestras com diversos especialistas e, ao final do evento, a Associação Cultural do Arquivo Nacional fará a doação de dois daguerreótipos contemporâneos ao Arquivo Nacional para incorporação ao acervo.

 

Programação:
- 14h - Abertura do Seminário de fotografia de arquivo, com a presença da Diretora-Geral do Arquivo Nacional, a Presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional – ACAN, a Coordenadora-Geral da Coordenação-Geral de Processamento, Preservação do Acervo do Arquivo Nacional e o Curador do Seminário.


- 14:30h – Palestra: 180 anos da invenção de Daguerre: o retrato no século XIX – Claudia Beatriz Heynemann, Doutora em História e servidora do Arquivo Nacional
Palestra: Estereoscopia e cultura visual no século XIX - Maria Isabela Mendonça dos Santos, Doutora em História, Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz


- 15:30h - Palestra: O destaque social de fotógrafos nas sociedades imigratórias da primeira metade do Sec. XX no Brasil, Ismênia de Lima Martins, Doutora em História pela USP, Professora Emérita da Universidade federal Fluminense e presidente da ACAN.
Palestra: A importância da fotografia para o estudo da imigração japonesa na baixada Fluminense, Marileia Inoue, Doutora em Sociologia pela USP e Professora da Escola de Serviço Social da UFRJ.
Palestra: A fotografia e a imigração Urbana - Um estudo de caso sobre os libaneses no Rio de Janeiro, Ana Maria Mauad, Doutora em história pela UFF e e professora de História da UFF.


- 17:00h - Doação de dois daguerreótipos contemporâneos produzidos no Arquivo Nacional, pelo fotógrafo Francisco Costa, com imagens do prédio tombado da sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, ao Arquivo Nacional para incorporação ao acervo

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página