Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo em Cartaz 2019: mulheres de cinema
Início do conteúdo da página

Arquivo em Cartaz 2019: mulheres de cinema

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 10h58 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 17h08
 

O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, organizado pelo Arquivo Nacional, tem como objetivo a discussão em torno da preservação de acervos cinematográficos e a (re)utilização de materiais de arquivo em novas produções. Representa também um importante espaço de formação, reflexão, divulgação e exibição de filmes com imagens de arquivo. O evento é vocacionado para divulgar e incentivar a realização de filmes com imagens de arquivo e para debater e refletir a preservação de acervos cinematográficos.

Sua 5ª edição será realizada de 6 a 13 novembro de 2019, com o tema Mulheres de cinema. A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade ao trabalho de mulheres cineastas, diretoras, produtoras, roteiristas e profissionais de arquivo. A programação do festival inclui as mostras: Competitiva, Acervos, Homenagem, Arquivo Faz Escola, Arquivos do Amanhã, Arquivo N (GloboNews) e Lanterna Mágica. Além das mostras, o Arquivo em Cartaz realiza mesas de debates, encontros de pesquisadores e oficinas dedicadas à preservação, realização de filmes e tratamento técnico de arquivos audiovisuais.

Abordagem da edição de 2019: Mulheres de Cinema
No Brasil, a participação feminina atrás das câmeras teve início com Cleo de Verberena, que dirigiu o filme (perdido) "O Mistério do Dominó Preto", e roteirizou "Casa de Caboclo", de Augusto Campo, ambos na década de 1930. Contudo, durante décadas essa participação permaneceria limitada a poucas diretoras e roteiristas, e ainda hoje o mercado apresenta uma participação extremamente desproporcional de mulheres a frente de projetos cinematográficos.

Homenageadas em 2019:
Lúcia Murat, diretora, documentarista e roteirista;
Fátima Taranto, técnica em preservação de filmes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página