Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Festival de cinema do Brics traz grupo para visitar o Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Festival de cinema do Brics traz grupo para visitar o Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h09 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h09

No dia 5 de outubro, o Arquivo Nacional recebeu a visita de um grupo formado por técnicos da área de cinema, participantes do Encontro de Preservação Audiovisual, evento que fez parte do  4º Festival de Cinema do Brics, realizado em Niterói entre os dias 23 de setembro a 9 de outubro. O objetivo da atividade foi aproximar profissionais do campo da preservação audiovisual dos países do Brics para discutir desafios comuns e desenvolver parcerias futuras.

Como parte da programação do encontro,  o curador do Festival, Rafael de Luna Freire, e o grupo de representantes dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) visitaram o Arquivo Nacional. Guiados pelo curador do Festival, eles visitaram a sede do AN e a Equipe de Processamento Técnico de Documentos Audiovisuais, Sonoros e Musicais, onde foram recebidos pelo coordenador Antonio Laurindo, pela supervisora Aline Camargo Torres e pelos servidores lexandre Bertalan, Ana Carolina Reyes, Leandro Hunstock e Marcus Pereira Alves, que apresentaram as principais atividades desenvolvidas pela equipe.

Primeiramente, foi explicado como funcionava a guarda dos documentos audiovisuais públicos e privados e quais eram as atribuições desenvolvidas pela equipe, ressaltando-se a organização dos acervos para disponibilizá-los ao público. Depois, o grupo  foi visitar a Equipe de Conservação de Filmes, onde foram recepcionados pela supervisora Fátima Taranto e, posteriormente,  os depósitos de documentos fílmicos.

Na programação do Festival de Cinema do Brics, além da visita a instituições custodiadoras de acervos audiovisuais, aconteceram mesas de apresentações formadas por pesquisadores e arquivistas, além de representantes de cinematecas dos países membros. O 4º Festival  de Cinema do Brics foi organizado pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) com a cooperação da prefeitura da cidade de Niterói, o apoio institucional da Ancine e o patrocínio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania.

Brics é o nome de um conjunto econômico de países formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

20191003 152559 1

 

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página