Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Acervo abre chamada de artigos sobre história da arquivologia
Início do conteúdo da página

Revista Acervo abre chamada de artigos sobre história da arquivologia

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 20h28 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 20h28

A revista Acervo, periódico quadrimestral do Arquivo Nacional, torna pública a chamada para o dossiê “História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social”, que tem como editores convidados Paulo Roberto Elian dos Santos, doutor em história pela Universidade de São Paulo (Usp) e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (Coc/Fiocruz), e Vitor Manoel Marques da Fonseca, doutor em história pela Universidade Federal Fluminense (Uff) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Uff.

Nos últimos anos, diferentes pesquisas têm tomado como objeto de análise o percurso histórico da arquivologia no país com o intuito de compreender sua institucionalização em diferentes dimensões e vertentes, identificando aspectos políticos, teórico-metodológicos, científicos, sociais e culturais desse processo. Na perspectiva desses estudos, o conhecimento arquivístico, traduzido em princípios teóricos, conceitos, métodos, técnicas e práticas − historicamente construídos − é indissociável das estratégias e projetos de seus principais atores, sejam instituições, associações, grupos ou indivíduos. Por isso, além de instituições, pretende-se contemplar trajetórias de homens e mulheres que, de diferentes maneiras, contribuíram decisivamente – com ideias, obras e ações – para a construção do campo da arquivologia no Brasil.

A proposta do dossiê é reunir artigos que expressem resultados de estudos concluídos ou em desenvolvimento nas instituições arquivísticas, universidades e centros de pesquisa.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 30 de abril de 2020, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenha e Documento. O dossiê será publicado em janeiro de 2021. São aceitos textos que tenham pelo menos um dos autores com título de doutorado e requisito mínimo de mestrado em andamento para coautoria. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Acesse: http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página