Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição "Os Primeiros Brasileiros" é destaque em programação da TV Brasil
Início do conteúdo da página

Exposição "Os Primeiros Brasileiros" é destaque em programação da TV Brasil

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h41 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h59

O Arquivo Nacional esteve presente na programação da TV Brasil nos dias 2 e 3 de outubro. A exposição "Os Primeiros Brasileiros", em cartaz no Arquivo Nacional e que traz peças da coleção de antropologia do Museu Nacional, foi tema de uma entrada ao vivo no programa Sem Censura de terça-feira (2). A jornalista Carol Rocha entrevistou a assistente de curadoria, Rita Santos, que falou um pouco sobre a exposição, que busca recontar a participação indígena na história do Brasil a partir da pesquisa do professor e antropólogo João Pacheco de Oliveira, curador da mostra. A exposição conta com fotografias, músicas, filmes e objetos que expressam a rica cultura produzida por dezenas de povos que vivem na região Nordeste. Entre os destaques do acervo, Rita Santos destacou uma réplica do raro manto Tupinambá que foi reconstruído por indígenas para a exposição. Os mantos originais eram feitos com penas de Guará, uma ave extinta, e atualmente só restam cinco no mundo.

Na quarta-feira (3), a exposição "Os Primeiros Brasileiros" também foi tema de matéria no jornal Repórter Brasil, com participação do curador da exposição. João Pacheco de Oliveira destacou que os indígenas do nordeste brasileiro são os que estão em situação de maior vulnerabilidade, pois muitas vezes não são reconhecidos enquanto indígenas em virtude da apropriação de elementos da cultura do homem branco. Em suas palavras, essa população é composta de mais de 230 mil pessoas, que fazem parte de 80 povos.

A repórter Claudia Bojunga destacou que o acervo da exposição sobreviveu ao incêndio que atingiu o Museu Nacional em setembro de 2019 porque, na ocasião, a mostra estava no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. "Os Primeiros Brasileiros", que já atraiu um público de mais de 200 mil pessoas, em diversas cidades, fica em exibição até abril de 2020 na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página