Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretora do AN participa de reunião da Comunidade de Negócio SEI
Início do conteúdo da página

Diretora do AN participa de reunião da Comunidade de Negócio SEI

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 10h37 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 16h43

Em 26 de setembro, a diretora-geral do Arquivo Nacional, Neide De Sordi, participou da reunião mensal da Comunidade de Negócio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no Ministério da Economia. A pauta da reunião incluiu o pré-lançamento do Portal do Processo Eletrônico Nacional (PEN), o planejamento de um evento sobre o PEN e uma pesquisa de satisfação dos produtos do PEN, entre outros assuntos.
Na ocasião, foi anunciado que o Módulo de Gestão Documental do SEI, um conjunto de funcionalidades muito esperado por toda a comunidade, desenvolvido pelo Ministério da Economia, será apresentado na próxima reunião da Comunidade. Em complementação ao Módulo de Gestão Documental, Neide De Sordi informou sobre o estabelecimento de parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Arquivo Nacional para o desenvolvimento de um módulo de integração do SEI e de outros sistemas ao Repositório Digital Confiável Arquivístico (RDC-Arq). Na oportunidade, a diretora-geral do Arquivo Nacional convidou representantes do Ministério da Economia e da Comunidade do SEI a participarem da primeira reunião com o IBICT para o acompanhamento do projeto. O desenvolvimento do módulo é de fundamental importância para a preservação digital dos documentos permanentes da Administração Pública Federal (APF). 

Além do módulo de captura dos documentos dos Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGADs) para o RDC-Arq, Neide De Sordi informou sobre parceria entre o Arquivo Nacional e a Universidade Federal Fluminense (UFF), para o desenvolvimento de cursos por educação a distância voltados para o atendimento às demandas do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivo – SIGA da APF. O curso Boas Práticas de Gestão de Documentos utilizando o SEI será um dos oferecidos. A diretora-geral do Arquivo Nacional ressaltou que essas são algumas das ações em desenvolvimento para que a instituição passe a recolher documentos digitais permanentes regularmente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página