Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN realiza eventos em parceria com FGV e governos do Brasil, França e Alemanha
Início do conteúdo da página

AN realiza eventos em parceria com FGV e governos do Brasil, França e Alemanha

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 20h47 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 20h58

Na segunda-feira (23 de setembro), o auditório da sede do Arquivo Nacional recebeu o primeiro dia de palestras do evento “Desafios contemporâneos da memória - Colóquio Internacional sobre conservação preventiva do patrimônio documental e bibliográfico”, realizado pelo AN, ao Instituto Francês do Brasil e o Instituto Goethe. Com especialistas dos três países (Brasil, França e Alemanha), o segundo dia (24/9) foi sediado na biblioteca da Maison de France, e o último (25/9), na biblioteca do Goethe-Institut, ambas no Centro do Rio.

O colóquio foi aberto por representantes das instituições organizadoras, antes da fala da prof.ª Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu, do Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A primeira mesa de debatedores tinha como tema o gerenciamento de riscos aplicado à conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. O técnico do AN Tiago César da Silva apresentou seu estudo sobre a metodologia de gerenciamento de riscos voltada para a preservação de acervos arquivísticos, com o objetivo de, por exemplo, evitar ou minimizar o impacto de agentes de deterioração. Também compunha a mesa a coordenadora do projeto de salvaguarda da Biblioteca Nacional da França, Céline Allain, que demonstrou os investimentos em equipamentos e treinamentos feitos pela instituição para planos de urgência, como quando a cidade de Paris precisa enfrentar inundações causadas pela elevação do nível do rio Sena.

Ulrich Fischer, diretor adjunto do Arquivo Histórico da Cidade de Colônia, na Alemanha, encerrou a mesa com a narrativa do trágico desabamento do edifício que abrigava a instituição, em 2009, e os esforços engendrados para seu renascimento. Essas apresentações estão disponíveis na playlist “Eventos e palestras”, da página do AN no YouTube.

Na quarta (25 de setembro), foi a vez de o Arquivo Nacional receber o evento “I Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades”, uma co-realização com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A abertura do Encontro teve a participação da diretora-geral do AN, Neide De Sordi, e dos pesquisadores Marieta de Moraes Ferreira, da FGV, e Gustavo Silva Saldanha, do Ibict. Em suas falas, enfatizaram a relevância do evento para reflexões sobre a gestão e preservação de dados de pesquisa. A diretora-geral do AN destacou a importância da atuação das instituições públicas para a implantação de uma política pública de dados abertos.

Na primeira mesa do dia, os palestrantes discutiram a gestão de dados de pesquisa, assim como a importância da curadoria digital e da possibilidade de reúso desses dados. Os participantes da segunda mesa dedicaram-se a debater os dados de pesquisa como documentos arquivísticos, e discutiram o papel fundamental desempenhado pelos arquivistas nas atividades de curadoria digital e gestão de documentos arquivísticos digitais. A mesa seguinte contou com relatos de experiências com gestão de dados, a partir da atuação de especialistas da Rede Nacional de Pesquisa, da Fundação Oswaldo Cruz, da Unirio e da própria FGV.

O palestrante Jonathan Crabtree, Diretor de Ciberinfraestrutura do Instituto Odum de Pesquisa, dos Estados Unidos, encerrou o primeiro dia com uma conferência que discutiu os benefícios de projetos colaborativos de compartilhamento de dados ao redor do mundo. Crabtree apresentou o Dataverse, aplicação web de código aberto dedicada a compartilhar, preservar, citar, explorar e analisar dados de pesquisa.

Nesta quinta (26/9), o evento acontece na FGV-Rio. Os vídeos das atividades realizadas no AN encontram-se disponíveis na playlist do evento na página da instituição no YouTube.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página