Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vaga de iniciação científica no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Vaga de iniciação científica no Arquivo Nacional

Escrito por Diego Barbosa da Silva | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h42 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h58

O Arquivo Nacional abre chamada para seleção de um bolsista de Iniciação Científica – com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) – para participar do projeto de pesquisa "A divulgação do acervo do Arquivo Nacional nas plataformas Wiki", sob orientação do servidor Diego Barbosa da Silva (Doutor em Linguística e membro da Equipe da Ascom/Arquivo Nacional).

Desde 2017, o Arquivo Nacional vem disponibilizando parte de seu acervo em domínio público na plataforma WikiCommons (com licença livre). Tal iniciativa, aliada à estratégia de mediação cultural de inserir esses documentos em verbetes na Wikipedia, ampliou significativamente o acesso ao acervo da Instituição, alcançando a marca anual de 185 milhões de visualizações em 2018.

O objetivo deste projeto é ampliar a disponibilização desses documentos nas plataformas Wiki e refletir sobre a preservação do patrimônio documental brasileiro por meio da divulgação da informação pública em plataformas educacionais e de dados abertos. Além disso, busca-se levantar e analisar as dificuldades encontradas em países em desenvolvimento, como o Brasil, no processo de disponibilização desses documentos - contribuindo, assim, para a formação científica e técnico-profissional do bolsista nas temáticas de mediação cultural, difusão em mídias sociais e dados abertos.

Os interessados em participar do projeto deverão: a) estar regularmente matriculado em curso de graduação em Arquivologia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Estudos de Mídias ou História, sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa; b) estar cursando a partir do terceiro período da graduação no ato da inscrição, independente de ter ocorrido troca de curso, equivalência ou segunda graduação; c) ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa; d) possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado; e) não ter vínculo empregatício com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento; f) e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa. Além disso, é recomendável que o candidato tenha experiência com as plataformas Wiki.

A Faperj esclarece que o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados os requisitos dispostos no artigo 3º da Lei nº 11.788/2008. Ademais, poderá ser concedida bolsa a aluno que esteja em estágio não-obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e do projeto de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.

A bolsa concedida será no valor de R$ 420,00 por mês (Bolsa Faperj de Iniciação Científica) e a carga horária será de 20h semanais, mas com horário flexível para o cumprimento. As atividades de pesquisa serão realizadas na sede do Arquivo Nacional, na Praça da República, 173 - Centro - Rio de Janeiro – RJ, e o processo seletivo será feito por meio de avaliação de currículo e depois de entrevista.

Os interessados deverão enviar currículo lattes e documento que comprova coeficiente de rendimento até 6 de outubro de 2019 para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página