Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN realiza colóquio internacional sobre conservação preventiva
Início do conteúdo da página

AN realiza colóquio internacional sobre conservação preventiva

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 11h15 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h57

No mês em que o incêndio no Museu Nacional completa um ano, o Goethe-Institut, o Instituto Francês do Brasil e o Arquivo Nacional realizam o Colóquio Internacional “Os Desafios Contemporâneos da Memória: Conservação Preventiva do Patrimônio Bibliográfico e Documental”. O evento propõe um intenso diálogo entre Bibliotecários, Arquivistas, Museólogos, Historiadores e Conservadores-Restauradores, tendo como objeto a conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro de 2019, no auditório da sede do AN, na BiblioMaison e na Biblioteca do Goethe-Institut, na cidade do Rio de Janeiro. Serão dois dias com conferência, painéis e fórum de debates. No terceiro e último dia, haverá dois workshops. Ulrich Fischer, diretor adjunto do Diretor Adjunto do Arquivo Histórico da Cidade de Colônia, na Alemanha, abordará os procedimentos para salvar o patrimônio documental em caso de desastre. Já Céline Allain, coordenadora do projeto de salvaguarda da Biblioteca Nacional da França, coordenará uma oficina sobre como se organizar diante de um sinistro que afete coleções bibliográficas.

O encontro reunirá especialistas destas áreas para discutir questões como gerenciamento de risco, segurança, memória, humanidades digitais e digitalização sob a perspectiva do Brasil, da Alemanha e da França. O objetivo é gerar o debate sobre a necessidade de as instituições desenvolverem planos de salvaguarda e emergência para garantir a preservação e o uso sustentáveis do patrimônio cultural, evitando atentados intencionais ou por negligência. Compreende-se Patrimônio Bibliográfico e Documental como um conjunto de bens culturais e/ou históricos de natureza arquivística e bibliográfica, conformando itens conservados e organizados em bibliotecas e arquivos.

O evento terá tradução simultânea para o português, alemão e francês. E os participantes receberão certificado digital. Confira a programação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página