Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades
Início do conteúdo da página

I Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 13h00 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 18h13
Será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, o I Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades. O evento acontecerá no Arquivo Nacional e na Fundação Getúlio Vargas - FGV e contará com mesas de debates e workshops.
 
O crescente interesse pelos dados coletados ou gerados pelas atividades de pesquisa na última década criou uma demanda por estruturas organizacionais, tecnológicas e por capital humano que pudessem dar conta da gestão, sustentabilidade e utilização ampla desses novos ativos informacionais. Estudos, pesquisas, bem como o desenvolvimento de infraestruturas de apoio à gestão de dados de pesquisa no Brasil, em um primeiro momento, tiveram maior interesse por pesquisadores de áreas de exatas, ambientais e saúde.
 
No entanto, pesquisadores das áreas de ciências sociais e humanas, neste momento também começam a se preocupar com a preservação de seus dados e a vislumbrar possibilidades de reuso desses dados.  Por esta razão, a comunidade de interesse na temática “Dados de pesquisa” entende que é essencial trazer também para o âmbito das ciências sociais e das humanidades essa discussão, considerando principalmente as peculiaridades desses dados que precisarão de tratamentos e normas de uso e reuso diferentes dos adotados pelos dados gerados em outros domínios do conhecimento.  
 
O "I Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades" é organizado pelo Arquivo Nacional, a FGV e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict, tem por objetivo criar uma discussão entre os atores que lidam com dados de pesquisa em humanas e ciências sociais e propor uma rede de gestão e preservação de dados de pesquisa que considerem princípios FAIR em sua organização.
 
Faça sua inscrição aqui.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página