Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Partituras da Coleção Discoteca Arquivo Nacional no SIAN
Início do conteúdo da página

Partituras da Coleção Discoteca Arquivo Nacional no SIAN

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 08h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 20h48

A Equipe de Processamento Técnico de Documentos Audiovisuais, Sonoros e Musicais  vem trabalhando, em parceria com outros setores do Arquivo Nacional, para tornar acessíveis as partituras que integram a coleção Discoteca Arquivo Nacional. Formada por doações estimuladas pela instituição na década de 1970, a coleção reúne, além dos discos, 2.077 partituras impressas, procedentes principalmente da União Brasileira de Compositores (UBC) e da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Editores Musicais (SBACEM). Esses itens encontram-se agrupados em 106 dossiês por editora musical, em fase de descrição no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).

O técnico Alexandre Bertalan Jr., responsável pelo trabalho, explica: "as partituras, em sua maioria, foram produzidas do final do século XIX até meados do século XX, e o arranjo da documentação busca recuperar a história das editoras musicais em atividade naquela época, sobre as quais muito pouco se sabe". A identificação dos itens foi feita a partir de listagens e codificações elaboradas por diferentes gerações de técnicos do Arquivo Nacional, desde a antiga Seção de Gravação de Som e Imagem. Os representantes digitais, já produzidos pela Coordenação de Preservação do Acervo - COPAC, estão sendo ordenados de acordo com as notações que os itens recebem no SIAN.

O trabalho de identificação, arranjo e descrição das partituras, desenvolvido por Bertalan, contou com a colaboração dos servidores Aline Torres, Cadu Marconi e Carlos Fabio, da Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográfico - CODAC, Eliane Petito, da COPAC, Beatriz Monteiro, da Coordenação de Documentos Escritos - CODES, e Silvia Ninita, da Coordenação-Geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo- COPRA.

Fonte e fotografias: CODAC/COPRA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página