Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A pesquisa em arquivos para fazer documentários, com Beth Formaggini
Início do conteúdo da página

A pesquisa em arquivos para fazer documentários, com Beth Formaggini

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 21h12 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h38

"A pesquisa é fundamental para a produção de filmes". Com essa declaração, a historiadora e cineasta Beth Formaggini abriu sua participação no "Com a palavra, o usuário" desta quinta (29 de agosto), na sede do Arquivo Nacional no Rio.

O encontro, organizado pelo Núcleo de Estudos do Usuário da instituição, traz periodicamente a experiência de um consulente que realizou pesquisas no acervo sob a guarda do AN, com o objetivo de apresentar seu percurso na busca por informações.

Beth voltou-se para os arquivos na procura por material que ajudasse a construir o conceito dos documentários que produz. Em seu currículo, estão filmes como "Memória para uso diário", ganhador do prêmio do júri popular no Festival do Rio de 2007, além de trabalhos com o célebre documentarista Eduardo Coutinho. Na apresentação desta tarde, exibiu trechos do curta "Uma família ilustre", que teve sua pesquisa baseada em documentos do acervo do AN, cuja área de consultas também serviu de cenário para algumas filmagens.

A realizadora também elogiou o trabalho da equipe de atendimento aos usuários, classificando o AN como o "melhor arquivo para pesquisar".

Ao fim do encontro, Antonio Laurindo, coordenador da área de processamento de documentos audiovisuais, aproveitou a ocasião para expressar como é gratificante ver na tela os documentos custodiados na instituição. "Isso dá visibilidade e sentido ao que fazemos aqui", ressaltou ele.

registrado em:
Fim do conteúdo da página