Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ICA lança edital de fomento para 2020
Início do conteúdo da página

ICA lança edital de fomento para 2020

Escrito por Diego Barbosa da Silva | Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h29 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h50

O Conselho Internacional de Arquivos (ICA) está com edital de fomento do Fundo Internacional para o Desenvolvimento dos Arquivos aberto até o dia 30 de setembro de 2019. Podem se candidatar indivíduos, instituições ou grupos membros do ICA, sobretudo de países em desenvolvimento.

De acordo com o ICA, embora os arquivos e os profissionais de arquivo tenham feito grandes progressos nos últimos anos, em muitos países ainda há muito a ser feito, portanto, o papel do Fundo Internacional para o Desenvolvimento dos Arquivos (FIDA) é apoiar o desenvolvimento de arquivos e profissionais de arquivo em todos os países com membros do ICA. Para atingir este objetivo satisfatoriamente, os membros do Comitê Diretor do FIDA decidiram definir o conceito de “desenvolvimento” em termos práticos, isto é, que qualquer instituição ou indivíduo que solicite a assistência do Fundo deve avaliar em que situação está em um certo momento e determinar o que precisa para progredir.

Para facilitar esse processo, os membros do Comitê Diretor esperam que os candidatos expliquem em sua inscrição o que desejam desenvolver e como pretendem fazê-lo. O Fundo Internacional para o Desenvolvimento dos Arquivos deseja contribuir para a criação de capacidades em países nos quais os arquivos e documentos de arquivos são escassos. Através do desenvolvimento profissional, entre outros métodos, o Fundo procura expandir as competências profissionais e de gestão dos arquivistas e instituições arquivísticas para que possam ocupar posições de liderança nos seus países ou regiões. Tendo em vista os programas do ICA que já estão em andamento ou planejados, o FIDA realizará um programa específico e complementar de subvenções para apoiar os projetos destinados a desenvolver seus próprios arquivos ou arquivos de uma determinada região, e ajudar, quando apropriado, os profissionais envolvidos.

O fomento não poderá exceder a quantia de dez mil euros.

Para saber mais, consulte o edital.

registrado em:
Fim do conteúdo da página