Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019: inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019: inscrições abertas

Escrito por Diego Barbosa da Silva | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 10h50 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h50

O Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, realizado bienalmente desde 1991, consiste num concurso de monografias com o objetivo de difundir pesquisas de natureza científico-cultural e divulgar o acervo arquivístico da instituição, já tendo sido conferido a diversos pesquisadores como Yvone Maggie, Flávio Gomes, Manolo Florentino e Tânia Maria Bessone.

Os três melhores trabalhos apresentados, selecionados por uma banca de especialistas, serão premiados com a publicação impressa, sob plena responsabilidade do Arquivo Nacional.

Poderão participar do concurso, individualmente ou em grupo, com até 2 (duas) monografias, pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras, com comprovada graduação superior. Somente serão considerados os trabalhos inéditos, não publicados pela imprensa ou em livro ou por qualquer meio eletrônico.

A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta por professores doutores de comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico na área de Ciências Humanas.

Essa Comissão avaliará os trabalhos concorrentes com base em critérios fundamentais de relevância e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento do pensamento crítico nas Ciências Humanas, ineditismo na abordagem do tema, coerência no desenvolvimento e na organização do texto, apresentação, nas citações, transcrições, notas, observações, referências completas das fontes e bibliografia consultadas, conforme o edital e o regulamento.

As inscrições vão até 30 de setembro de 2019. Mais informações podem ser dadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

PROCESSO 08060.000237/2019-14

EDITAL DE CONCURSO Nº 01/2019

PRÊMIO ARQUIVO NACIONAL DE PESQUISA 2019

CONCURSO DE MONOGRAFIAS COM BASE NAS FONTES ARQUIVÍSTICAS DEPOSITADAS NO ARQUIVO NACIONAL

Publicado no D.O.U do dia 09 de agosto de 2019, Seção 3. 

A Comissão Especial de Licitação, designada pela Portaria nº 187, de 13 de junho de 2019, da Diretora-Geral do Arquivo Nacional, torna pública aos interessados a realização do concurso acima referido, instituído no âmbito do Arquivo Nacional consoante Portaria nº 59, de 15 de abril de 2013, do Diretor-Geral do Arquivo Nacional, com base em Regulamento próprio, anexo e integrante deste Edital, de acordo com o processo administrativo nº 08060.000237/2019-14, nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, constantes na Lei nº 8.883, de 8 de junho de 1994, e demais disposições estabelecidas no presente Edital.

As monografias serão recebidas até as 17 horas do dia 30 de setembro de 2019, no endereço abaixo:

 

ARQUIVO NACIONAL – DIVISÃO DE PROTOCOLO E ARQUIVO

CONCURSO DE MONOGRAFIAS/PRÊMIO ARQUIVO NACIONAL DE PESQUISA

Praça da República, 173 − Centro – 20211-350 - Rio de Janeiro - RJ

 

1. DO OBJETO

1.1 - O concurso tem por objeto a premiação de monografias realizadas com base nas fontes arquivísticas depositadas no Arquivo Nacional, com tema de livre escolha do candidato.

1.2 - As condições de participação no concurso e as de habilitação dos trabalhos apresentados, assim como os prêmios a serem concedidos às monografias vencedoras, constam do Regulamento do Concurso de Monografias, Anexo I deste Edital.

1.3 - O Edital e o Regulamento do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa encontram-se disponíveis no portal do Arquivo Nacional – www.arquivonacional.gov.br.

 2. DO JULGAMENTO

2.1 - O julgamento das monografias competirá à Comissão Especial de Licitação, designada pela Direção-Geral do Arquivo Nacional e constituída de 1 (um) presidente, 4 (quatro) membros e 1 (um) suplente, e obedecerá aos critérios definidos no item 5 do Regulamento.

2.2 - A Comissão Especial de Licitação, após o julgamento e a classificação dos trabalhos, encaminhará sua decisão para homologação pela Diretora-Geral do Arquivo Nacional.

2.3 - O resultado do julgamento do concurso será publicado no Diário Oficial da União, até o dia 19 de dezembro de 2019.

2.4 - No prazo estabelecido no subitem anterior, a Ata de julgamento da Comissão Especial de Licitação estará disponível no portal eletrônico do Arquivo Nacional (www.arquivonacional.gov.br) e em outras mídias institucionais.

2.5 - A abertura dos envelopes, contendo a documentação e consequente identificação dos autores e dos títulos das monografias, será realizada em ato público, logo após a homologação do resultado do concurso de que trata este Edital, no dia 20 de dezembro de 2019, às 15 horas, no edifício-sede do Arquivo Nacional, em local a ser divulgado.

3. DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

3.1 - O não cumprimento de quaisquer das exigências regulamentares, bem como a divulgação das monografias antes ou durante a realização do concurso, implicará a desclassificação do trabalho.

3.2 - A comissão julgadora é soberana, não cabendo, a nenhum título, recursos de suas decisões.

3.3 - Os casos omissos serão resolvidos pela Direção-Geral do Arquivo Nacional.

3.4 - O direito de impugnar os termos deste Edital perante a Administração decairá se o concorrente não o fizer até o segundo dia útil que anteceder o prazo final para a entrega dos trabalhos (26 de setembro de 2019), na forma do estabelecido no parágrafo 2º do art. 41 da Lei nº 8.666/93.

3.5 - Pedidos de esclarecimento com relação a eventuais dúvidas de interpretação deste Edital e do Regulamento deverão ser endereçados, até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para o término do prazo de inscrição, à Comissão Especial de Licitação, no seguinte endereço: ARQUIVO NACIONAL – CONCURSO DE MONOGRAFIAS, Praça da República, 173 − Centro – 20211-350 – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: 2179-1254.

 

MARIA ELIZABETH BRÊA MONTEIRO

Presidente da Comissão Especial de Licitação

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página