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Série Siga: a gestão de documentos

Escrito por Simone Mourão | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 12h51 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 12h51

São deveres do poder público a gestão e a proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

O Arquivo Nacional é o órgão central do O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - Siga, da Administração Pública Federal (APF), e tem atuado junto aos órgãos e entidades integrantes do Sistema na orientação técnica sobre a gestão de documentos arquivísticos, digitais e não digitais, com o objetivo de melhorar a produção e o uso desses documentos, visando a sua destinação final (guarda permanente ou eliminação). 

O Siga tem a finalidade de garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal o acesso aos documentos arquivísticos e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais.

Com o intuito de levar ao público um pouco mais de conhecimento a respeito do universo da gestão de documentos, o Arquivo Nacional realiza a Série Siga, com postagens elaboradas em parceria com a coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo.

O tema desta semana é: a gestão de documentos.

Conheça o site do Siga: http://siga.arquivonacional.gov.br/

 


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