Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Conarq: ISAD-G Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística
Início do conteúdo da página

Série Conarq: ISAD-G Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística

Escrito por Simone Mourão | Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 15h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 15h13

O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. 

O Conarq é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo. Por intermédio de suas Câmaras Técnicas e Setoriais, e Comissões Especiais, o Conarq promove e desenvolve importantes ações técnico-científicas, como seminários, oficinas, workshops e cursos. Saiba mais, clicando aqui.

As publicações do Conarq são consideradas referência para a arquivologia em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina. Dentre os diversos documentos técnicos de seu site, o tema desta semana da Série Conarq é:

ISAD-G - Norma geral internacional de descrição arquivística

Esta norma estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. Deve ser usada em conjunção com as normas internacionais existentes ou como base para a sua criação. O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicitar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página