Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cientistas brasileiros
Início do conteúdo da página

Cientistas brasileiros

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h31

A semana que está terminando foi marcada por duas datas importantes para a ciência brasileira. O dia 9 marcou os 140 anos de nascimento de Carlos Chagas e, no dia 11, foram celebrados os 95 anos de nascimento de César Lattes.
Carlos Justiniano Ribeiro Chagas nasceu no dia 9 de julho de 1879 em Oliveira (MG). Biólogo, médico sanitarista, cientista e bacteriologista, Carlos Chagas foi o responsável por importantes descobertas no ramo da parasitologia e da saúde pública no Brasil. Além das pesquisas sobre Malária e Gripe Espanhola, Carlos Chagas ficou conhecido por descobrir e estudar a doença tropical parasitária tripanossomíase americana, conhecida como Doença de Chagas. Reconhecido mundialmente por seus feitos, Carlos Chagas se tornou membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris.

Carlos Chagas, s.d. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_16125_005

César Lattes foi um dos nomes mais importantes da ciência brasileira. Césare Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba, em 11 de julho 1924. Formado em Física pela Universidade de São Paulo com apenas 19 anos, Lattes teve participação decisiva em uma das maiores descobertas científicas do século XX. Em 1947, na Universidade de Bristol, Inglaterra, atuou na equipe que descobriu o méson pi (ou píon), partícula que mantém prótons e nêutrons unidos no núcleo do átomo, uma descoberta fundamental para o conhecimento do mundo subatômico.
Lattes também teve atuação importante na criação de uma instituição de pesquisa brasileira de excelência internacional, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, fundado em 1949.
Por sua contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil, Lattes foi homenageado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que nomeou de Plataforma Lattes o sistema de informações que integra bases de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições.

Chegada de César Lattes ao Brasil, 9 de janeiro de 1948. Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FOT_PPU_04401_002


O acervo do Arquivo contém fotografias, vídeos e documentos textuais que contam uma parte da história da Ciência no Brasil. São registros de homens e mulheres que ajudaram a criar inovações em diversos campos do conhecimento.
Para ver uma parte desse acervo, acesse o álbum “Ciência Brasileira” no perfil do Arquivo Nacional no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/albums/72157685219545704


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página