Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmara dos Arquivos do Judiciário discute repositórios arquivísticos digitais e terceirização nos arquivos
Início do conteúdo da página

Câmara dos Arquivos do Judiciário discute repositórios arquivísticos digitais e terceirização nos arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 11h54 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 11h54

Magistrados e servidores dos órgãos do Poder Judiciário reuniram-se, na sede do Arquivo Nacional (AN), para tratar de diversos temas relativos à gestão de documentos e aos arquivos do setor, tanto em âmbito federal como nos estados.
A reunião da Câmara Setorial sobre Arquivos do Judiciário, ocorrida na última sexta-feira, 10 de maio, foi aberta pela Presidente do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e Diretora-Geral do AN, Neide De Sordi, que reiterou a importância do grupo para a formulação de proposições sobre políticas arquivísticas. Posteriormente, as propostas da Câmara são levadas ao plenário do Conarq para votação, e podem se tornar resoluções ou recomendações para toda a área de arquivos no país.
Dentre os assuntos da pauta, teve destaque a questão da política de terceirização de serviços e o seu impacto sobre a guarda, preservação e acesso aos arquivos. Outros pontos de debate foram os desafios e benefícios decorrentes da adoção de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq), assim como a necessidade da interoperabilidade dos repositórios com os sistemas de processo eletrônico que produzem e gerenciam os documentos judiciais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página