Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Mulheres e o Arquivo: Maria Luiza Bittencourt
Início do conteúdo da página

Série Mulheres e o Arquivo: Maria Luiza Bittencourt

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 01 de Mai de 2019, 11h27 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 18h28

Maria Luiza Bittencourt, primeira deputada estadual da Bahia é o destaque da "Mulheres e o Arquivo" desta semana. A série é uma iniciativa do Arquivo Nacional que traz aos seus leitores o perfil de personalidades femininas com trajetórias de vida marcantes, bem como os itens documentais que fazem parte do acervo da instituição.

A deputada baiana Maria Luísa Bittencourt nasceu em Paripe, Salvador, em 1910. Realizou seus estudos básicos no Colégio Pedro II e graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, em 1931. Durante a graduação, foi secretária da União Universitária Feminina e atuou no Congresso Penal Penitenciário Brasileiro, ocasião na qual apresentou tese sobre o encarceramento de mulheres. Foi integrante da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino – FBPF, participando intensamente da organização e das atividades desenvolvidas pela entidade. Durante sua atuação, defendeu ideias acerca do regime de família no Direito Civil pátrio e apresentou trabalho sobre a regulamentação do ensino primário. Regressou à Bahia, incorporou-se ao movimento de mulheres local, quando presidiu a Liga Eleitoral Independente do estado, promovendo campanhas eleitorais pelo sufrágio feminino desde 1933.


Nas eleições de 1934, teve seu nome cogitado para concorrer a uma vaga de deputada estadual e foi eleita como primeira suplente do parlamentar Humberto Pacheco Miranda. Com o afastamento de Miranda em maio de 1935, Maria Luísa Bittencourt assumiu o mandato de parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia, tornando-se uma das primeiras deputadas estaduais logo depois da conquista do direito de voto feminino.

Na imagem, Maria Luiza Bittencourt, sem data. Arquivo Nacional. Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. BR_RJANRIO_Q0_ADM_CPA_VFE_FOT_0031_001.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página