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Série SIGA: O processo de digitalização envolve gastos contínuos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 17h00 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 17h00

O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal (APF), tem a finalidade de garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal o acesso aos documentos arquivísticos e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais. É dever do poder público a gestão e a proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

O Arquivo Nacional é o órgão central do SIGA e tem atuado junto aos órgãos e entidades integrantes do Sistema na orientação técnica sobre a gestão de documentos arquivísticos, digitais e não digitais, com o objetivo de melhorar a produção e o uso desses documentos visando a sua destinação final (guarda permanente ou eliminação).

O Portal do Arquivo Nacional com o intuito de levar o seu público a entender um pouco mais sobre o universo da gestão de documentos, realiza semanalmente a Série SIGA, com postagens elaboradas em parceria com a coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo.

O tema desta semana é: O processo de digitalização de documentos requer gastos e investimentos contínuos.

A digitalização não é uma ação pontual, ela requer que sempre sejam realizados gastos com a manutenção e atualização da infraestrutura tecnológica. Também são necessários investimentos constantes na manutenção do ambiente tecnológico, armazenamento, acesso contínuo, segurança e condições para preservação digital ao longo do tempo. Manter documentos digitais requer tanto ou mais investimentos do que preservar os documentos em papel.

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