Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Brasil Republicano: As "bolachas" no acervo do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Série Brasil Republicano: As "bolachas" no acervo do Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 13h03 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 13h18
O site Que República é essa?, que integra o portal do Arquivo Nacional, apresenta textos e imagens sobre o Brasil Republicano sempre a partir de um tema específico, redigido por um(a) pesquisador(a) convidado(a) ou integrante da equipe do Arquivo Nacional. O site busca enfatizar aspectos menos debatidos ou eventos pouco difundidos deste período da história brasileira. Com o objetivo de discutir temas que até hoje reverberam na sociedade brasileira contemporânea, Que República é essa? possui uma seção principal e outras cinco específicas. Para contribuir com a divulgação deste trabalho, o portal do Arquivo Nacional publicará às terças-feiras a Série Brasil Republicano, com base no material produzido para o site. 
 
A página Que República é essa? possui uma seção dedicada a apresentar ao público as várias peculiaridades de cada gênero documental constante no acervo da instituição, além de processos de tratamento e conservação. Atualmente tem destaque o acervo composto pelas antigas “bolachas,” discos em vinil ou goma laca. O Arquivo Nacional possui em seu acervo mais de dez mil discos. Cerca de 80% destes são feitos com base de goma laca, e o restante é feito de acetato, nitrato ou vinil. A equipe de Processamento Técnico de Documentos Audiovisuais, Sonoros e Musicais é responsável pela conservação deste material.
 
Este acervo é constituído por discos enviados por gravadoras nacionais nos anos 1970 (coleção Discoteca Arquivo Nacional); discos da rádio Mayrink Veiga (4.952 discos de música e jingles comerciais); 2.799 discos doados pelo pesquisador Humberto Franceschi; 687 discos da Rádio MEC; 508 discos da Agência Nacional; 238 discos do Serviço Social da Indústria – SESI; 68 discos da Casa Edison, primeira gravadora brasileira e o acervo de discos mais raro da instituição; e outros acervos menores.
 
Leia a matéria completa aqui.
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página