Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional realiza primeiro Arquivo Faz Escola de 2019
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional realiza primeiro Arquivo Faz Escola de 2019

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 16h51 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 12h12

O Arquivo Nacional (AN) promoveu ontem, dia 26/03, a primeira edição do Arquivo faz Escola de 2019, que teve como tema "mulheres". Durante o evento foram exibidos dois documentários inspirados na vida de Carolina de Jesus, que de catadora de lixo, se tornou fenômeno literário na década de 1960: “Carolina”, De Jeferson De (2003) e “Vidas de Carolina”, De Jéssica Queiroz, (2017).

 Na parte da manhã, alunos da ONG SerCidadão, da Escola Municipal Quintino Bocaiúva e da Escola Municipal Orlando Villas Boas, participaram, após assistirem os filmes, de uma roda de conversa com a professora Flávia Rios, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que, entre outros assuntos, abordou a importância dos trabalhos de Carolina: “a grande contribuição de Carolina foi, ao escrever o livro “Quarto de despejo”, sobre sua vida na favela de Canindé, em SP, revelar a situação em que vivia aquela população”.


À tarde, o evento contou com a participação dos alunos da ONG Ser Cidadão e da Escola Municipal Orlando Villas Boas. A roda de conversa foi com a professora Valeria Rosito Ferreira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que elogiou bastante o evento: “a iniciativa é fabulosa para levar os acervos e o trabalho do Arquivo Nacional para um público maior. É o cumprimento de uma função social das mais caras, que é abrir o AN para além do mundo acadêmico. Também me surpreendi com o público, com estudantes de 2º grau e da ONG, onde quem mais participou foram os estudantes da escola, com perguntas muito perspicazes. Inclusive, algumas das quais, com pontos que havia me esquecido de mencionar”.

 O Arquivo faz Escola, em suas edições mensais, é uma iniciativa da Equipe de Educação, em parceria com a Midiateca e a Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos, com a finalidade de aproximar o AN e seu acervo das escolas, professores e ONGs voltadas para a formação de jovens.

 Clique aqui para mais informações

Fonte e fotos: Edarq/ COPED.

 

Arquivo Faz Escola manhã 1 março 2019

Arquivo Faz Escola manhã 2 março 2019

Arquivo Faz Escola tarde 2 março 2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página