Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Brasil Republicano: conheça o fundo Comba Marques Porto
Início do conteúdo da página

Série Brasil Republicano: conheça o fundo Comba Marques Porto

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 18h55 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 18h57

O site "Que República é essa?", que integra o portal do Arquivo Nacional, apresenta textos e imagens sobre o Brasil Republicano. Ele busca enfatizar aspectos menos debatidos ou eventos pouco difundidos deste período da história brasileira. Com o objetivo de discutir temas que até hoje reverberam na sociedade brasileira contemporânea, o site possui uma seção principal e outras cinco específicas. Para contribuir com divulgação deste trabalho, o portal do Arquivo Nacional publicará às terças-feiras a Série Brasil Republicano, com base no material produzido para o site.

O Arquivo Nacional possui mais de 930 fundos e coleções em seu acervo e, entre eles, se encontra o fundo Comba Marques Porto (BR RJANRIO TJ), que conta um pouco da história do movimento feminista no Brasil a partir de correspondências, textos, recortes de jornais, cartazes e outros impressos e publicações de 1918 a 1991. O fundo está totalmente organizado, dividido em 31 séries, entre elas: periódicos; legislação; aborto; correspondências; feminismo; violência contra mulher; Assembléia Nacional Constituinte de 1946 e 1988; entre outros.

A página "Que República é essa?" apresenta todo mês um novo fundo, ou uma nova coleção, na seção "Conheça nosso acervo". No mês do dia internacional da mulher, o fundo privado da feminista e membro do Conselho Nacional da Mulher, Comba Marques Porto é o destaque. Confira a matéria completa aqui.

 

Desenho de logotipo para o Conselho Nacional de Direitos da Mulher, destinado à campanha pela participação feminina na Constituinte de 1987-1988. s.l/ s.d.

Fundo Comba Marques Porto. BR RJANRIO TJ Série 4 – Assembleia Nacional Constituinte de 1988 – documento 4.3.

registrado em:
Fim do conteúdo da página